Na sua opinião, de que forma mídias como Televisão, jogos e Internet, modificaram as formas de agir e pensar de crianças e jovens da atualidade?
Com frequência, lemos nos jornais, revistas e na literatura em geral o quanto nossos jovens estão familiarizados com a tecnologia e têm facilidade no seu manuseio.
Esta situação, vivenciada na sociedade contemporânea, tem implicações tanto nas escolas de educação básica quanto nas Instituições de Ensino Superior, pois este é o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos.
Estudantes de todas as idades utilizam as mídias como fonte de informação e lazer, com isso existe grande interferência no modo de agir e pensar, pois as diversas atualidades do mundo são enfatizadas diariamente, tanto na TV, como na internet, levando as pessoas a conhecerem e pensarem mais sobre determinados assuntos. Muitas vezes, gerando polêmicas e criticas, o que leva as pessoas a mudarem de opinião com frequência.
Quais as implicações dessas mudanças na relação com as gerações anteriores (pais, educadores)?
Mudança é um tema que está cada vez mais presente no discurso atual, pelo fato de provocar curiosidade aos profissionais em geral e aos educadores em particular.
Aos olhos dos educadores, hoje, livros didáticos acabam sendo complemento das aulas devido imensa biblioteca virtual existente na internet e pela grande quantidade de informação proposta pela televisão. Alunos nem sempre utilizam as mídias como benefício educacional, isso gera, muitas vezes, um atraso no aprendizado.
Já a maioria dos pais, controlam o uso da mídia por seus filhos, por também pensarem que nem sempre a mídia oferece bom conteúdo.
Como você percebe que essas mudanças estão a impactar o cotidiano das nossas escolas?
As mudanças trazem pra escola alunos mais críticos e informados, ou seja, os alunos não são apenas receptores de informação, mas também acabam interagindo facilmente com o professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário